Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PROTEGENDO SEU BEBÊ DO SOL

     Janeiro e fevereiro são meses de férias e sol forte, com isso a exposição ao sol tende a aumentar. 

    As crianças têm a pele bastante sensível e precisam estar bem protegidas para evitar queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele.

    Para protegê-las:

1. Protetor solar. O fator 50 ou 50+ é o mais indicado para crianças. Atualmente, existem produtos específicos para elas. A aplicação deve ser feita várias vezes ao longo do dia, com intervalo máximo de 2 horas. Os sprays e protetores solares que espalham facilmente são mais indicados. Crie o hábito de aplicá-los em casa antes de vestir a criança para sair.

2. Óculos de sol. Mais do que um acessório de moda para os adultos, os óculos de sol são essenciais para proteger os olhos das crianças dos raios UV nocivos. Até à adolescência as crianças simplesmente acumulam a radiação solar. Quanto mais cedo começarem a usar óculos de sol, mais depressa vão se habituar a eles.

3. Chapéu ou boné. O rosto é uma das partes mais afetadas, negativamente, pela exposição solar. Por isso, além de utilizar protetor, é indispensável o uso de chapéu ou boné nos pequenos. Este acessório protege também a cabeça, evitando queimaduras no couro cabeludo, dores de cabeça e mal-estar. 

4. Camiseta. Os ombros e a zona do peito são também áreas sensíveis à exposição solar, por isso é importante o uso de camisetas na praia ou na piscina. Esta deve ser leve, fresca e de preferência branca ou outra cor clara.

5. Água. Manter os níveis de hidratação é fundamental em dias de calor. Como as crianças nem sempre se lembram de beber água, porque estão ocupadas brincando e a fazendo castelos na areia, é importante que os pais ofereçam a bebida regularmente aos filhos.

6. Evitar as horas de maior calor. Seja em casa, na praia ou no campo, evite expor as crianças ao sol entre as 11.00h e as 16.00h. Além de evitar queimaduras solares, fadiga e desidratação, este pode ser um excelente período para que elas possam dormir, ler, ir ao parque ou divertir-se com um jogo. 

7. Sombra saudável. É fundamental ter sempre uma sombra onde a criança possa descansar periodicamente da exposição solar. Pode ser um guarda-sol ou uma míni-tenda. Faça intervalos regulares do sol, com a desculpa de colocarem protetor solar, beber água, comer algo ou brincar um bocadinho à sombra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário